Montagem de casas pré moldadas de concreto

Como é feita a montagem das casas pré moldadas de concreto?  Descubra aqui quais os desafios desse tipo de construção e por que ele é cada vez mais comum nos canteiros de obras.

O nome parece complicado, mas veja que na verdade não há nada de misterioso sobre esse método de construção.

Concreto pré-moldado é como os engenheiros chamam o concreto que foi produzido em moldes, secado e finalizado, em um local específico.

Ou seja: o concreto pré-moldado não é produzido na própria obra. Na verdade, esse material funciona como um substituto para o tijolo, só que com importantes diferenciais e benefícios, que não abordaremos agora, porque são muitos.

Bem, agora que você já teve acesso a esse breve contexto e histórico do concreto pré-moldado, entenda como é feita a montagem de uma casa pré-moldada de concreto.

O trabalho começa com o projeto, elaborado cuidadosamente por um engenheiro. Ele é quem dirá se o concreto pré-moldado é uma boa alternativa para a construção da casa que está sendo planejada.

Essa análise é muito importante porque, apesar de muito versátil, o concreto pré-moldado possui diferentes formas de comportamento, de acordo com fatores como tipo do terreno e técnicas empregadas. No entanto, são raros os casos em que não se pode usar o concreto pré-moldado.

Quando o projeto está pronto, com a definição de que a casa realmente será feita em concreto pré-moldado, o trabalho começa.

Aqui, existem duas possibilidades.

casas-pre-moldadas

1. Comprar a casa pré-moldada pronta

Nesse caso, você faz a compra de toda a estrutura, sem precisar se preocupar com a construção. Ou seja: a casa já sai com o esqueleto (o suporte) pronto, bastando apenas fazer a montagem no terreno.

A montagem costuma ser muito simples. Os blocos de concreto já estão encaixados, formando as paredes.

Com as paredes prontas, basta apenas cuidar da fundação da casa pré-moldada de concreto, que dará suporte às paredes externas e internas.

Finalizada essa etapa, é hora de instalar o telhado e começar o acabamento, que envolverá pintura, colocação das esquadrias, janelas e portas.

A vantagem dessa forma de construção é que a casa fica pronta em um espaço de tempo muito curto, poupando preocupações.

2. Fazer você mesmo uma casa pré-moldada de concreto

Essa outra opção costuma sair mais em conta do que a primeira, porque você elimina a necessidade da contratação de uma empresa especializada.

No entanto, você precisa investir mais tempo na obra, já que será o responsável por ela.

Além disso, também é necessário cuidar dos contatos com as empresas fornecedoras de material, função que pode ser muito trabalhosa, já que é nessa etapa que costumam acontecer problemas, como atrasos na entrega, envio de materiais errados, falta de produtos no estoque, etc.

Para fazer a sua casa pré moldada de concreto você precisará de concreto pré-moldado, obviamente.

O concreto pré-moldado já vem pronto, sendo oferecido normalmente em três formatos: bloco estrutural (o maior de todos, usado para dar suporte à construção), blocos canaleta (com formato em U, usados em locais onde é necessário fazer o escoamento de água) e meio bloco (para espaços menores e cantos).

Com os blocos em mãos, basta apenas contratar um mestre de obras de confiança, para cuidar de todas as etapas da construção e garantir que tudo fique como você sonhou.

Boas obras!

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Web Stories Generator

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!