Economia com arquiteto e mão de obra são os principais atrativos das casas pré-moldadas, que são muito similares às casas pré-fabricadas.
A seguir você poderá conferir a diferença entre esses dois tipos de construção, comparando para ver qual se encaixa mais no seu perfil.
Acompanhe também como funciona a construção das casas pré-moldadas de madeira, para entender por que a praticidade se destaca nesses projetos.
Uma casa pré-moldada de madeira é aquela que possui partes de alvenaria junto à estrutura de madeira.
A alvenaria está presente nos chamados blocos pré-moldados de concreto, que são aliados à estrutura em madeira.
Esses blocos dão suporte à base da casa, além de economizar tempo e dinheiro, já que dispensa o trabalhoso processo de produção e transformação do concreto. Ou seja: nada de ficar mexendo a massa, carregando sacos de areia, brita e cal pra lá e pra cá, além de toda aquela poeira.
Já a casa pré-fabricada conta com maior parte da estrutura em madeira, sendo apenas a parte da fundação feita com concreto. O encaixe é feito entre as próprias tábuas, com pregos e parafusos.
Simplificando: a casa pré-moldada usa moldes de concreto e madeira, enquanto a pré-fabricada usa somente madeira, com exceção da etapa da fundação.
Entendida essa parte inicial, é preciso entender quais as vantagens da construção de uma casa pré-moldada. Confira a seguir.
Os blocos de concreto pré-moldados surgiram na Europa, onde a mão-de-obra para esse tipo de serviço é difícil de encontrar. A maioria dos trabalhadores disponíveis eram imigrantes, que não falavam a língua dos mestres de obras.
A solução foi diminuir ao máximo os problemas de comunicação para conseguir aumentar a produção. Como a parte do concreto é a que mais leva tempo em uma obra, foi nesse estágio que decidiram investir.
E assim surgiram os blocos de concreto pré-moldados.
O que você pode aprender com esse breve histórico?
Casas pré-moldadas de madeira são simples de construir. Tudo começa com a fundação, como em qualquer construção.
A diferença – e aqui está o grande segredo – é que na etapa da fundação já são usados os blocos pré-moldados de cimento.
Depois que eles são firmados, a estrutura de madeira começa a dar forma ao projeto. As toras já vêm organizadas, cortadas e montadas da fábrica, fazendo com que o trabalho no canteiro de obras seja organizá-las e prendê-las à estrutura.
É nesse momento que começa a ser feita a divisão interna dos cômodos, junto ao revestimento do piso.
Dica: busque fazer pisos separados para cada cômodo. Se você usar tábuas muito compridas, que passam por um ou mais cômodos, o barulho dos passos poderá ser escutado por toda a casa.
Por último é feita a estrutura do telhado. Não se esqueça de deixar as telhas com uma boa inclinação, para que a água escoe normalmente durante a chuva, evitando assim que a madeira do telhado apodreça.
Simples, não?
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!