O revestimento de porcelanato tem ganhado a preferência nas construções tanto em áreas internas quanto externas. Os motivos para isso são muitos: é um material mais durável e resistente se comparado à madeira, por exemplo. Entretanto, o principal questionamento de quem tem esse revestimento em casa diz respeito à limpeza de porcelanato.
Afinal, ele demanda cuidados especiais na hora da higienização. Isso porque, dependendo do tipo de acabamento que o material recebe, essa tarefa deve ser bastante cuidadosa para evitar arranhões e manchas. Além disso esse tipo de piso tem potencial para durar muito tempo, mas precisa de cuidados para deixá-lo sempre limpinho e sem danos. Não se preocupe, com esse guia você vai saber como limpar porcelanato e os produtos e técnicas certas para isso.
Não há dúvidas de que o porcelanato é uma ótima opção de revestimento, seja para áreas secas, seja para úmidas o que inclui paredes, piscinas, garagens e outros. Isso porque o material do porcelanato é bastante resistente em virtude da composição à base de argila e rocha, materiais queimados em alta temperatura.
A questão é que, assim como os demais tipos de revestimento, ele também fica sujo e as razões são as mais diversas. Em alguns casos, o principal problema é o acúmulo de poeira, que pode acontecer pelo local não ser varrido ou espanado regularmente. Inclusive, quanto maior o número de moradores e de visitas na rotina, mais rápido é esse acúmulo.
Já o porcelanato presente em cozinhas, varandas gourmet, copas e ambientes de refeição acaba concentrando, principalmente, gordura, óleo e restos de alimentos e bebidas.
Com o porcelanato em banheiros, lavabos e áreas de serviço é diferente. Eles tendem a ser marcados por detrimentos de produtos de higiene pessoal e doméstica que facilmente grudam e mancham a superfície. Afinal, muitos deles são líquidos e contam com cloro.
Quem tem um ou mais animais de estimação, por outro lado, pode lidar com mais sujeira nos ambientes pelo acúmulo de pelo ou pelo fato de os bichos fazerem as necessidades fisiológicas onde há o revestimento, algo muito comum com cães e gatos filhotes que ainda estão sendo adestrados.
Você já aprendeu como limpar porcelanato, mas temos uma listinha de produtos a evitar na limpeza, vamos ver?
Dê preferência para a água e o detergente neutro ou, eventualmente, o vinagre e o saponáceo. Outros produtos podem estragar o material. Além disso, tome cuidado com as misturinhas caseiras, elas são imprevisíveis. Com os cuidados certos, seu porcelanato vai durar bastante.
Existem muitas dúvidas quanto à limpeza de porcelanato. Porém, o que muita gente desconhece é que apenas água e detergente neutro já são mais que suficiente para garantir essa missão. Caso você deseje uma limpeza mais pesada, é possível utilizar vinagre de álcool diluído em água.
Já para o cuidado com os rejuntes, os produtos saponáceos podem ser usados desde que estes sejam recomendados para o tipo de acabamento. Tanto é que há marcas especialistas em limpeza doméstica que lançam e atualizam regularmente linhas de produtos específicas para aplicação em porcelanato.
Portanto, basta pesquisar um pouco na seção de produtos de limpeza do supermercado para encontrá-los. Outra opção é adquiri-los online, já que há lojas, marketplaces e, inclusive, redes de hipermercados que entregam suas compras em casa.
É importante lembrar que o piso deve ser varrido antes da limpeza para evitar arranhões, ok? Para isso, dê preferência a vassouras e escovas de cerdas macias.
O porcelanato é um piso impermeável, resistente e cada dia mais popular nas casas brasileiras por sua beleza. Mas ele pode ser encontrado em diferentes tipos: polido, fosco, acetinado, amadeirado, preto. Qual é o seu? Nós contamos o jeito certo de limpar o porcelanato de cada tipo para você se sentir mais seguro(a) de que não vai causar nenhum dano ao piso.
O porcelanato polido é o mais famoso entre todos eles. Costuma ser bem brilhante devido ao polimento que recebe daí o seu nome. Limpar porcelanato polido é assim:
O porcelanato fosco, como o nome já diz, tem acabamento sem brilho. Para limpar, basta uma vassoura macia, pano limpo, água e detergente neutro:
Ou seja, limpamos da mesma forma que o polido.
Este tipo de porcelanato apresenta um acabamento que é um meio termo entre o polido e o fosco. Veja como limpar porcelanato acetinado:
Como vimos, o passo a passo de como limpar porcelanato acetinado é o mesmo que o polido, o que muda é que você não precisa secar com um pano depois, mas pode o fazer se preferir.
Este porcelanato é bem diferente dos outros porque simula um chão de madeira. Apesar disso, o passo a passo para limpar porcelanato amadeirado é o mesmo: Tire toda a poeira – você pode usar vassoura macia ou aspirador de pó, como preferir
Misture água e Detergente Neutro em um balde limpo o suficiente para limpar toda a sua superfície, mas sem tanto detergente a ponto de fazer espuma Passe a mistura com um pano limpo por toda a superfície Finalize passando um pano limpo seco
Bem simples, não é?
Você colocou esse lindo porcelanato preto em sua casa, escritório ou estabelecimento e imaginou que poderia ser difícil de limpar? Boas notícias: limpar porcelanato preto é tão simples quanto limpar qualquer outro:
Maravilha!
Se você está procurando uma dica para limpar o seu porcelanato por algum motivo específico, como a primeira limpeza pós-obra, alguma mancha que surgiu ou para tirar o encardido, fique um pouco mais. Vamos ver o jeito certo de limpar porcelanato em cada momento e nível de sujeira.
O melhor jeito de limpar o porcelanato sempre é a mistura de água e detergente neutro passada sobre a superfície com um pano limpo. Antes de mais nada, é importante tentar essa solução para ver se o aspecto “encardido” não é só uma sujeira acumulada. Se não resolver, é possível que o encardido do porcelanato venha do rejunte. Para limpar o rejunte do porcelanato você pode testar dois produtos:
Saponáceo:
Vinagre:
Dica: teste ambos os produtos no seu piso antes de começar. Para isso, escolha um cantinho pequeno e parcialmente escondido e deixe agir por alguns minutos. Assim, você observa o resultado e garante que não vai danificar o seu porcelanato.
Vale lembrar que o plano ideal para a limpeza do porcelanato é sempre o uso de um produto específico!
Se o seu porcelanato apresenta algumas manchas, o primeiro passo é repetir a limpeza comum, com água e detergente neutro. Se for uma sujeira, ela vai sair e deixar o piso limpinho novamente.
Dica: às vezes, o detergente seca no piso e isso pode dar um aspecto embaçado. Se for o caso, sempre passe um pano seco ao final da limpeza. Para limpar porcelanato manchado você também pode testar o vinagre, como explicamos no tópico “Como limpar porcelanato encardido”.
Por fim, se nada disso funcionar, talvez a mancha seja efeito de algum produto não indicado ou outro. A dica é entrar em contato com o fabricante ou vendedor para ver o que pode ser feito.
Existem alguns produtos nos mercados que dizem ser próprios para a limpeza de porcelanato ou para tirar manchas de pisos. No entanto, alguns deles podem danificar o porcelanato ao longo do tempo. Sempre que for testar algo novo, faça o teste em um cantinho pequeno.
Para fazer a primeira limpeza do porcelanato, após a obra, você vai precisar seguir algumas orientações. É essa limpeza que vai garantir que os possíveis resíduos de rejunte, areia e outros sejam retirados completamente. A primeira limpeza do porcelanato deve ser feita entre 3 e 15 dias depois da aplicação. Certifique-se de que o rejunte já está seco!
O passo a passo para limpar porcelanato pós-obra é:
Para limpar porcelanato no dia a dia, basta seguir o passo a passo de acordo com o tipo do seu piso, como falamos acima.
Além disso, você pode seguir estas dicas para fazer durar mais:
O porcelanato é, sem dúvida, uma escolha versátil e duradoura para qualquer ambiente. Com os cuidados e a limpeza adequados, ele mantém-se bonito e funcional ao longo dos anos, valorizando o espaço com sua estética e resistência. A chave para conservar o porcelanato impecável é uma manutenção regular, utilizando produtos apropriados e métodos que evitam arranhões e manchas. Ao seguir as orientações deste guia, é possível aproveitar ao máximo a durabilidade e o brilho do seu revestimento, garantindo um ambiente sempre limpo, acolhedor e com a aparência renovada.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!