Apesar de muitos não saberem, as habitações feitas em fibra são das mais sustentáveis e, hoje em dia, já se encontram disponíveis no mercado casas pré-fabricadas em fibra.
Como com qualquer outro tipo de habitação, para construir uma casa pré-fabricada são precisos materiais, mas a escolha destes pode e deve ser feita de acordo com alguns fatores que são importantes, como o é o caso de os materiais serem ou não sustentáveis e amigos do ambiente.
Um desses materiais sustentáveis, é a fibra. No entanto, a escolha da fibra deve estar de acordo com os seguintes critérios:
Entre os materiais sustentáveis mais utilizados e de maior nível, facilmente podemos encontrar as fibras vegetais, que podem substituir as fibras de vidro e sintéticas. Este tipo de fibra é proveniente de plantas e vegetais como sisal, juta, fibra de coco, bambu, algodão, entre outras, sendo elas muito resistentes e duráveis. A sua utilização na construção de casas pré-fabricadas em fibra é bastante vasta e ao serem misturadas com betão, ficam com maior resistência. Normalmente este tipo de fibra é utilizado para fazer telhas, tapumes, revestimentos acústicos e térmicos, painéis, tecidos, tapetes e carpetes.
No entanto, para as casas serem sustentáveis o uso de vegetais na construção da habitação pré-fabricada não fica só pela fibra, pois também os óleos são muito utilizados. Atualmente, esses óleos são usados como base nas tintas, vernizes, impermeabilizantes e solventes. A principal vantagem do uso deste tipo de óleos vegetais é que não são adicionados produtos químicos prejudiciais para a nossa saúde e para o planeta.
Para além disso, o uso do betão reciclado nas casas pré-fabricadas sustentáveis tem despertado cada vez mais uma consciência de reaproveitamento dos materiais que antes eram descartados, como restos de tijolos e algumas telhas, abrindo assim espaço de mercado para empresas que separam e comercializam os materiais que sobram de obras e de demolições.
Um grande problema nas casas pré-fabricadas sustentáveis é que por vezes é utilizada muita madeira, e isso está a destruir e dizimar inúmeras espécies de árvores do nosso planeta. Por essa mesma razão, torna-se muito importante recorrer a outras alternativas viáveis, tal como as madeiras certificadas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!