Existem vários tipos de casas pré-fabricadas, sendo que as de alvenaria apresentam benefícios bastante rentáveis, pois a pré-instalação dos painéis modulares pode ser feita no local adjacente da instalação.
Nas casas pré-fabricadas em alvenaria, os painéis são também fabricados por artesãos utilizando materiais tradicionais ligados entre si com uma argamassa modificada, extremamente forte em tensão e compressão.
Um painel de parede fabricado em unidades de alvenaria são fabricados juntamente com uma planta e depois transportados para o local de instalação, estando imediatamente prontos para se erigir uma casa.
A primeira vantagem que as casas pré-fabricadas em alvenaria oferecem é a sua flexibilidade, pois os painéis são mais leves que os pré-moldados, necessitando de menos juntas de dilatação.
Além disto, as casas pré-fabricadas em alvenaria dispensam a utilização de andaimes, pois pelo facto de poderem começar a ser instaladas junto ao local de instalação, significa que a própria produção não é afetada pelas condições climáticas, pelo que a qualidade das mesmas está perfeitamente controlada.
Este é, também, um sistema que aumenta a velocidade de instalação final, o que implica não apenas menos tempo de construção, mas também afeta menos o meio ambiente que envolve o local de “construção”. Os painéis para casas pré-fabricadas em alvenaria são feitos à medida, com um peso de 4 a 5 toneladas cada e consistem, cada um, numa folha de alvenaria externa, isolamento e, em regra, uma folha de Thermalite com 100 milímetros no interior.
A especificação da parede e a argamassa fina especial,em conjunto, asseguram que este tipo de painéis pré-fabricados podem ser construídos, levantados da fábrica e transportados ao local de instalação sem sofrerem danos.
Mas, para quem não sabe, alvenaria consiste em algo construído com materiais substanciais, estabelecidas em unidades com argamassa por um pedreiro. A alvenaria também se destaca pelo facto de ser feita inteiramente (ou principalmente) de matérias-primas naturais como a argila, rocha, areia e água. Os materiais mais conhecidos feitos são os tijolos de barro ou o estuque de cimento tradicional.
Engane-se quem pensa que as casas pré-fabricadas em alvenaria aumentam muito o custo de uma casa, pois uma casa construída 50% com tijolo custa cerca de 4% a 6% mais do que uma casa construída 100% em placas duras. Estes custos iniciais irão ser compensados pela economia em custos de manutenção e de seguros.
Com uma gestão adequada e programação do projeto, os trabalhadores podem logo começar a instalação. Os trabalhos interiores como as canalizações, instalações elétricas e o próprio acabamento podem ocorrer ao mesmo tempo.
Se as casas pré-fabricadas são construídas em solos inchados, o peso adicional de um verniz de alvenaria vai reduzir, em muito, o comprimento necessário de pilares perfurados reduzindo, assim, os custos da fundação da casa.
Além disto, se um construtor construir várias casas pré-fabricadas em alvenaria ao mesmo tempo, isso irá minimizar os custos de mobilização dos trabalhadores, pois se forem colocados apenas 500 tijolos numa casa com assento, o trabalho deverá levar apenas meio dia. Mas irá ser necessário outro tanto tempo para a mobilização do pedreiro. Quer isto dizer que 50% do custo de um trabalho de alvenaria é na mobilização dos trabalhadores. Se um construtor colocar 5000 tijolos numa casa, o pedreiro levará quatro dias a concluir o trabalho. Assim, colocando tijolo por tijolo, o grande trabalho é muito menos dispendioso para concluir nas casas pré-fabricadas em alvenaria que um trabalho menor, em menos quantidade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!