As casas pré-fabricadas em eucalipto são uma alternativa bastante ecológica, mas que podem apresentar as mesmas questões que outro tipo de materiais.
Por exemplo, o lambri de eucalipto pode tornar-se um problema, pois tem tendência para entortar ou abrir-se, caso não seja devidamente tratado.
Por isso, como acontece com outro tipo de materiais, também possuem as suas especificidades, vantagens, desvantagens e cuidados essenciais.
Segue-se alguma informação útil acerca de casas pré-fabricadas em eucalipto.
As madeiras de eucalipto devem ser tratadas – imunizadas – em autoclave com um produto à base de CCA – Cobre, Cromo e Arsénio. Depois de tratadas, as madeiras adquirem uma coloração esverdeada em função do cobre, ficando protegidas contra fungos e insetos. Este tratamento aumenta a durabilidade do eucalipto em 15 anos de vida, sendo que se não for tratado, durará apenas dois anos.
As casas pré-fabricadas em eucalipto não são de qualidade inferior. Os eucaliptos adaptam-se a praticamente todas as condições climáticas, pelo que não se poderão comparar a outras espécies de madeiras. De facto, algumas espécies de eucalipto foram exportadas para continentes onde ganharam uma grande importância económica, pelo facto de crescerem rapidamente e serem utilizados para produzir pasta de celulose, carvão vegetal e madeira. Muitos já defendem que a plantação de eucaliptos permite evitar o corte e abate de espécies nativas para fins de construção de casas, surgindo como alternativa adequada a terras degradadas. A economia onde são cultivados está assim promovida.
De facto, por se ter desenvolvido o mercado das casas pré-fabricadas em eucalipto, o mercado tem crescido consideravelmente, conquistando novos espaços e desmistificando, também, questões sobre a durabilidade, qualidade e segurança quanto à utilização deste tipo de madeira na construção de casas. As empresas têm-se especializado no segmento de madeira tratada, aliando a preservação ambiental ao consumo qualificado.
Mas as casas pré-fabricadas em eucalipto também permitiram uma diferença de 50% nos custos. A variação no tempo de vida útil entre a madeira nativa e a madeira tratada chega à média de 15 anos, sendo que o que contribui para isto são fatores como a alta resistência à ação das chuvas e a inibição à corrosibilidade dos metais em contacto com a madeira.
Nas casas pré-fabricadas em eucalipto, 95% do material de sobras pode ser utilizado na parede da cozinha, nas bancadas e móveis, enquanto tábuas de madeira OSB atuam como papel de parede reciclado. O isolamento térmico entre as paredes e painéis solares para aquecimento de água poderão manter uma casa quente todo o ano.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!