Casas ecológicas são sustentáveis? Casas sustentáveis são ecológicas? Ou é tudo a mesma coisa? Ficou confuso? Confira então, a seguir, as explicações.
Sustentável é todo aquele sistema capaz de se manter sozinho. Adotar uma iniciativa sustentável significa que, durante todo o processo, ninguém é prejudicado.
Além disso, essa iniciativa também é capaz de funcionar por vários anos, sem problemas. Trocando por palavras simples, ela é capaz de se sustentar e de sustentar os outros (pessoas e meio ambiente).
Já o conceito de ecologia está ligado ao estudo das relações que as pessoas mantém entre si e entre o ambiente onde vivem.
Quando existe um equilíbrio entre essas relações, dizemos que o há um sistema ecológico sustentável.
Ou seja: nem todo sistema ecológico pode ser sustentável, apesar de toda ação sustentável ser ecológica.
Agora que você já entendeu quais são as diferenças entre ecologia e sustentabilidade, confira os principais diferenciais das casas ecológicas sustentáveis.
Uma casa ecológica guarda como princípio a economia de energia e de materiais de construção, visando prolongar a vida dos ecossistemas, reduzindo assim um possível impacto negativo à fauna e flora da região.
Para analisar totalmente o impacto ambiental de uma construção é necessário não apenas olhar para a construção em si, mas para tudo o que está envolvido.
Por exemplo: a casa é de madeira? Isso significa que árvores precisarão ser cortadas. Essas árvores pertenciam a algum programa de reflorestamento?
Além disso, qual a distância que elas estão do lugar até onde a casa será construída? Se o lugar for muito longe, isso significa que precisará ser transportada de caminhão, aumentando a poluição do ar e lançando CO2 na atmosfera.
É preciso analisar também se a mão de obra é remunerada e conta com acessórios de segurança. Lembre-se de que a sustentabilidade abrange não apenas relações com o meio ambiente, mas também com as pessoas e com a sociedade.
Bem, vamos agora às características básicas de uma casa ecológica sustentável.
Ao colocar no telhado painéis que captam a energia do sol, é possível economizar energia elétrica. Além de reduzir o valor da conta ao fim do mês, essa atitude ajuda a natureza e deixa a sua casa ecológica muito moderna.
Guardar a água da chuva para usar no jardim ou nos banheiro é outra ideia sustentável, que ajuda bastante o meio ambiente, já que a água é um recurso natural não-renovável.
Conforme já falamos, materiais da região exigem menos frete e, consequentemente, geram menos emissão de gás carbônico para a atmosfera, colaborando para diminuir o efeito estufa.
Algumas fundações são mal feitas ou – em outros casos – muito agressivas. Isso significa que chegam a poluir rios e aumentam a possibilidade de erosões.
No entanto, esse problema é raro em casas ecológicas sustentáveis, já que esse tipo de complicação é mais comum na construção de prédios.
A água precisa ser absorvida pelo solo para chegar aos rios, onde irá evaporar, chegar às nuvens, fazer a chuva e voltar ao solo.
A construção de muitos pisos impermeáveis em áreas externas das casas (com cimento ou lajotas) impede que a água complete seu ciclo. Sempre que possível, deixe a água chegar ao solo.
Desejamos boa sorte na construção da sua casa ecológica sustentável!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!