As casas ecológicas no Brasil ganham destaque pela criatividade e ousadia. Ficou curioso? Então leia a seguir como o país tem marcado presença em campo quando o tema é sustentabilidade.
Uma das características do brasileiro é a capacidade de adaptação. Assim como um camaleão, o povo possui a habilidade de entrar em sintonia com o que for preciso.
E foi na área da engenharia que o Brasil tem se destacado. Quer alguns exemplos? Imagine que o único terreno disponível é perto do rio. A solução? Palafitas.
Ou você não tem dinheiro para uma casa de alvenaria? Por que não construir então uma casa de pau-a-pique?
Para quase tudo o brasileiro dá um jeito. Mas um tipo de construção conquistou atenção nos últimos anos: as casas ecológicas.
No Brasil, a casa que mais surpreendeu arquitetos e engenheiros foi aquela construída a partir de garrafas PET.
Garrafa PET é o como chamamos as garrafas de plástico, dessas que vêm com refrigerante dentro.
Algumas ONGs, em parceria com comunidades e centros de reciclagem, começaram a juntar garrafas e imaginar qual seria o melhor destino para elas.
Depois de pensarem muito, uma ideia surgiu: por que não usá-las na construção civil? Os materiais de uma obra costumam ser muito caros, e talvez fosse possível substituir algum.
A partir de então, começou no Brasil a construção de casas ecológicas, que usam garrafas pet em vez de tijolos.
O processo de construção é muito parecido com o tradicional, com a diferença de que os tijolos foram substituídos por garrafas de plástico, que são enchidas com areia, pedras, terra ou água, para aumentar a resistência.
Depois que as paredes estão prontas, basta aplicar o reboco e ninguém nem imaginará que a sustentação da casa ecológica é feita por garrafas de refri.
Mas além da redução do impacto ambiental, quais são os outros benefícios desse modelo de casa ecológica, localizada no Brasil?
Como as garrafas ficam deitadas, as paredes ficam bem grossas. Por isso, quando está calor lá fora, dentro da casa a temperatura está fresca.
E quando o frio se apresenta, ele fica do lado de fora, porque dentro da casa ecológica está quentinho.
Conforme já comentamos, esse modelo de casa ecológica surgiu para tentar contornar os altos preços de uma construção no Brasil. Os cálculos apontam que esse tipo de obra pode custar 40 a 60% menos do que uma obra tradicional, de alvenaria.
E não é apenas na construção que você pode economizar dinheiro. Você pode até fazer a decoração interna, utilizando garrafas pet. Isso mesmo: existem sofás, mesas, cadeiras e até prateleiras feitas com esse material!
Esse tipo de construção ecológica é muito versátil, porque aceita garrafas plásticas de todos os tamanhos. As menores podem ser usadas nas partes mais estreitas do projeto, como perto de esquadrias, batentes de portas ou beirais do telhado.
E o melhor de tudo: essa casa ecológica ajuda a entregar uma melhor qualidade de vida para muitos brasileiros, auxiliando desde o coletor de materiais reciclados até o futuro morador das casas nesse estilo.
Então, o que você está esperando? Comece já a guardar suas garrafas!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!