As casas de madeira tratada oferecem imensa resistência ao calor, mantêm o ambiente fresco, seu investimento é baixo e da sua construção resulta poucos resíduos, tanto de obra como finalização. Estas são algumas das melhores vantagens de construir uma casa de madeira tratada e quanto mais tratada a madeira mais vida útil a casa terá.
Diversos elementos podem prejudicar uma construção de madeira, como cupins, mofo, ou apodrecimento da madeira, porém existem várias formas de combater esses fatores que podem vir a comprometer a sua construção.
Uma das maneiras mais baratas de tratar sua madeira é com o banho de diesel e Jimo cupim, que são utilizados nas folhas de madeira antes da construção. Este banho deve ser aplicado em toda a madeira, inclusive, nos beirais e acabamentos do forro interno. Esse tratamento pode durar até 2 anos, sendo que depois desse tempo o processo deve ser refeito.
Proteções de verniz também são muito interessantes e algumas empresas oferecem uma garantia de até 6 anos. Esse tipo de material deve ser utilizado em eucalipto, cedrinho ou pinus, sendo que em construções que utilizem materiais de lei de maiores qualidades devem ser usados os tratamentos de autoclavagem, que costuma ser um pouco mais caro e normalmente oferecido exclusivamente por empresas de casas pré-fabricadas.
Essa é uma das maiores preocupações de quem está interessado em construir uma casa de madeira: ¨a durabilidade¨. Isto fica a dever-se em parte ao facto das casas de alvenaria serem as mais utilizadas e demonstrarem ter maior duração em seu tipo de material.
Existem diferentes tipos de durabilidade quando falamos de madeira tratada. Por exemplo, mencionamos que o concreto e o tijolo são tipos mais densos de material para construção, que não são facilmente derrubados por simples força bruta, porém uma onda de tremor pode quebrar esse tipo de material. Nesses casos, a madeira oferece maior flexibilidade estrutural e permite maior absorção dos tremores de um terremoto. Dito isto, cada material tem seu devido valor.
Por isso, as casas de madeira tem sido cada vez mais escolhidas como as preferidas para uma construção firme, que aguenta qualquer abalo da natureza. Se mantidas em condições mínimas de conservação, as casas de madeira podem durar até por mais de 100 anos, confortáveis e bem conservadas.
Um dos primeiros fatores a serem considerados antes da construção da casa de madeira deve ser a localização. Depois vem a disponibilidade da matéria prima, que é um fator que pode influir se sua construção sairá em conta ou não ou se terá boa qualidade. Este tipo de fatores acabam por influenciar na qualidade de sua casa e quanto ela irá durar, assim também como tudo dependerá de como essa madeira será tratada.
Uma casa normal de madeira é construída de fundação, logs quadro, pisos de madeira, 1° andar, telhado batten, enquadramento e colocação de azulejos, são as partes mais importantes que não devem faltar. O valor de uma casa de madeira varia de preço e sai em torno de R$30.000 em materiais e R$ 20.000 em mão de obra, segundo algumas pesquisas, o que é relativamente econômico em relação a outros tipos de casa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!