O piso intertravado é uma solução cada vez mais popular para pavimentação em áreas externas, como calçadas, garagens e praças. Sua durabilidade e resistência a diferentes climas fazem dele uma escolha de alta qualidade para projetos que precisam unir funcionalidade e estética. Além disso, o piso intertravado é de fácil manutenção e oferece um visual moderno e atraente, adaptável a vários tipos de espaço. Este artigo apresenta um guia completo e detalhado sobre o assentamento de piso intertravado, desde a preparação do terreno até os cuidados de manutenção, ajudando-o a garantir um acabamento perfeito e duradouro.
Esse é um tipo de pavimento fácil de assentar e confere as áreas externas das edificações modernidade e beleza aliada ao paisagismo. Indica-se para passeios, calçadas, alamedas com trânsito de pedestres e bicicletas, além de ruas, vias internas, estacionamentos e acessos de veículos.
Alguns serviços preliminares devem estar prontos antes de assentar o piso intertravado, são eles:
Prepare corretamente a camada de subleito, composta por solo natural ou de empréstimo, como primeiro passo para executar o pavimento intertravado.
Este solo não pode inchar com a absorção de água, deve apresentar caimento de água de pelo menos 2% ou (conforme as especificações do projeto). Nesta etapa, também é necessário preparar as contenções laterais, que irão manter os blocos de concreto no lugar. Posicione essas contenções externa ou internamente ao perímetro da área pavimentada.
O segundo passo é a preparação da base, que costuma ser de bica corrida. Ao espalhar a bica, é importante manter o mínimo possível de espaços vazios, pois isso irá interferir no próximo passo. Em outras palavras, a camada de base precisa ser bem compactada.
O terceiro passo é depositar a areia de assentamento sobre a base preparada. Essa areia se parece muito com aquela utilizada no preparo de concreto.
Espalhe a areia de assentamento, limpa e seca, em uma camada de espessura média e homogênea sobre toda a área a ser pavimentada.A espessura ideal fica entre 3cm e 4cm.
O cuidado com a espessura da camada de areia de assentamento não é apenas um detalhe: se ela for muito grossa, o piso poderá afundar; se for muito fina, os blocos podem quebrar. Para fazer o nivelamento adequado, utiliza-se um sarrafo, deslizando-o manualmente sobre guias paralelas. E sempre lembre-se de tomar cuidado para não pisar na areia depois do nivelamento.
É neste passo que acontece realmente o assentamento do pavimento intertravado. Existem diversos padrões de assentamento, que seguem diferentes modelos de combinação dos blocos para otimizar o aproveitamento deste material e melhorar a estética da obra.
Porém, antes de assentar os blocos, recomenda-se fazer uma primeira fiada de teste. Para isso, marque o posicionamento dos blocos e encaixe-os sem compactar, para assim garantir que o projeto da obra é compatível com as medidas reais.
Depois de realizar o assentamento de todos os blocos, chegamos ao último passo: a compactação. Ela é realizada em duas fases, e o equipamento utilizado são placas vibratórias.
É importante ressaltar que, neste processo, o operário deve mover as placas vibratórias com passadas de 20cm ou mais. Após a compactação inicial, substitua os blocos danificados pelo processo de vibração. Em seguida, sele as juntas, espalhando areia fina sobre o pavimento e varrendo o excesso. Então, realiza-se a compactação final, e o assentamento do pavimento intertravado está concluído.
Dentre as vantagens dos pisos intertravados, estão:
Para prolongar a vida útil do piso intertravado, recomenda-se:
A manutenção simples mantém o piso sempre funcional e esteticamente agradável.
O assentamento de piso intertravado é um projeto acessível e gratificante que, com as ferramentas e técnicas corretas, qualquer pessoa pode realizar. Este tipo de pavimento alia estética e durabilidade, sendo assim uma escolha inteligente para áreas externas. Agradecemos a sua leitura e incentivamos a partilhar dúvidas ou comentários sobre o processo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!