Assentamento de Piso Intertravado, Passo a Passo!

O piso intertravado é uma solução cada vez mais popular para pavimentação em áreas externas, como calçadas, garagens e praças. Sua durabilidade e resistência a diferentes climas fazem dele uma escolha de alta qualidade para projetos que precisam unir funcionalidade e estética. Além disso, o piso intertravado é de fácil manutenção e oferece um visual moderno e atraente, adaptável a vários tipos de espaço. Este artigo apresenta um guia completo e detalhado sobre o assentamento de piso intertravado, desde a preparação do terreno até os cuidados de manutenção, ajudando-o a garantir um acabamento perfeito e duradouro.

Leia mais
Leia mais

Índice

  • O que é Piso Intertravado?
  • Passo a Passo
  • Prepare a base
  • Prepare a areia de assentamento
  • Prepare a camada de revestimento
  • Realize a compactação
  • Vantagens do piso intertravado
  • Desvantagens
  • Abaixo um vídeo com 5 maneiras de assentar pisos intertravado
  • Conclusão
Leia mais

O que é Piso Intertravado?

Esse é um tipo de pavimento fácil de assentar e confere as áreas externas das edificações modernidade e beleza aliada ao paisagismo. Indica-se para passeios, calçadas, alamedas com trânsito de pedestres e bicicletas, além de ruas, vias internas, estacionamentos e acessos de veículos.

Leia mais
  • Macete 01: Antes de adquirir o piso intertravado do fornecedor, solicite o laudo de resistência.
  • Macete 02: Execute a base com precisão para garantir o bom desempenho do piso intertravado, especialmente em áreas de passagem de veículos.
Leia mais

Serviços Preliminares

Alguns serviços preliminares devem estar prontos antes de assentar o piso intertravado, são eles:

Leia mais
  • Subleito tratado;
  • Base tratada (geralmente em bica corrida);
Leia mais

Ensaios de compactação Proctor Normal dentro da especificação de projeto.

Leia mais

Passo a Passo

Prepare corretamente a camada de subleito, composta por solo natural ou de empréstimo, como primeiro passo para executar o pavimento intertravado.

Leia mais

Este solo não pode inchar com a absorção de água, deve apresentar caimento de água de pelo menos 2% ou (conforme as especificações do projeto). Nesta etapa, também é necessário preparar as contenções laterais, que irão manter os blocos de concreto no lugar. Posicione essas contenções externa ou internamente ao perímetro da área pavimentada.

Leia mais

Prepare a base

O segundo passo é a preparação da base, que costuma ser de bica corrida. Ao espalhar a bica, é importante manter o mínimo possível de espaços vazios, pois isso irá interferir no próximo passo. Em outras palavras, a camada de base precisa ser bem compactada.

Leia mais

Prepare a areia de assentamento

O terceiro passo é depositar a areia de assentamento sobre a base preparada. Essa areia se parece muito com aquela utilizada no preparo de concreto.

Leia mais

Espalhe a areia de assentamento, limpa e seca, em uma camada de espessura média e homogênea sobre toda a área a ser pavimentada.A espessura ideal fica entre 3cm e 4cm.

Leia mais

O cuidado com a espessura da camada de areia de assentamento não é apenas um detalhe: se ela for muito grossa, o piso poderá afundar; se for muito fina, os blocos podem quebrar. Para fazer o nivelamento adequado, utiliza-se um sarrafo, deslizando-o manualmente sobre guias paralelas. E sempre lembre-se de tomar cuidado para não pisar na areia depois do nivelamento.

Leia mais

Prepare a camada de revestimento

É neste passo que acontece realmente o assentamento do pavimento intertravado. Existem diversos padrões de assentamento, que seguem diferentes modelos de combinação dos blocos para otimizar o aproveitamento deste material e melhorar a estética da obra.

Leia mais

Porém, antes de assentar os blocos, recomenda-se fazer uma primeira fiada de teste. Para isso, marque o posicionamento dos blocos e encaixe-os sem compactar, para assim garantir que o projeto da obra é compatível com as medidas reais.

Leia mais

Realize a compactação

Depois de realizar o assentamento de todos os blocos, chegamos ao último passo: a compactação. Ela é realizada em duas fases, e o equipamento utilizado são placas vibratórias.

Leia mais

É importante ressaltar que, neste processo, o operário deve mover as placas vibratórias com passadas de 20cm ou mais. Após a compactação inicial, substitua os blocos danificados pelo processo de vibração. Em seguida, sele as juntas, espalhando areia fina sobre o pavimento e varrendo o excesso. Então, realiza-se a compactação final, e o assentamento do pavimento intertravado está concluído.

Leia mais
Leia mais

Vantagens do piso intertravado

Dentre as vantagens dos pisos intertravados, estão:

Leia mais
  • A presença de pigmentos em cores diversas possibilita vários acabamentos arquitetônicos,
  • A integridade do material de revestimento é mantida, o que faz com que ele seja reaproveitável após manutenções, e não apresente problemas funcionais e estéticos.
  • Como as peças são pequenas, assim evita-se o aparecimento de juntas não planejadas que ocorrem em pavimentos de concreto para o alívio de tensões.
  • A capacidade de reaproveitamento permite não só reutilizar no mesmo local, mas também a possibilidade de mudar algum caminho ou acesso, pois, os blocos podem ser realocados.
  • Por ser componente industrializado, auxilia os empreendimentos de construção por reduzir tempos de fluxo e outras perdas no interior do canteiro de obras, então permitindo maior geração de valor ao cliente e diminuição no tempo de entrega.
  • Reduz ou até mesmo elimina certas estruturas de drenagem superficial. Além de diminuir picos de vazões de enchente à jusante do pavimento, promovendo um efeito natural de filtragem de águas ao passar pelo pavimento.
  • A estrutura de um piso intertravado é menos espessa do que outros modelos de revestimento, demandando menor bases e sub-bases para a compatibilização de deformações.
  • Utilize a opção vazada com gramíneas em passeios de jardins ou vagas de estacionamento. Ela possui desempenho térmico similar a uma superfície completamente gramada, então permite maior drenagem de águas do que o bloco fechado e estabiliza a superfície.
  • Os pisos intertravados também são resistentes à manchas de combustível, óleo ou à abrasão.
Leia mais

Desvantagens

  • Outro aspecto cultural na execução de calçadas e passeios internos e externos às edificações está na impermeabilização de pavimentos. Alguns profissionais calceteiros podem vir a usar inadequadamente argamassas como rejuntamento dos blocos, diminuindo ou mesmo eliminando seus benefícios.
  • Coloque os blocos com interior vazado apenas em vagas de estacionamento e passeios, evitando assim áreas com circulação.
  • A escolha errada de peças de podotátil pode levar ao baixo contraste e dificuldade de utilização ao longo do tempo.
  • A ausência de paginação dos revestimentos provoca dúvidas aos funcionários responsáveis pela execução. Normalmente, em trabalhos mais simples de pavimentação predial, as peças são iguais. Porém, quando há sinalização ou outros detalhes, isso afeta a produtividade e ela é ainda menor quando não contém detalhamento gráfico e instruções de execução.
  • Quando o tráfego em ruas ou calçadas é menor e de forma similar aos calçamentos em paralelepípedos de rocha, há a formação de vegetais entre os blocos cheios não vazados.
  • Escadas e degraus curtos não devem ser feitos com intertravados devido à falta de contenção, assim sendo mais adequados para acessos por rampa.
  • Os benefícios de drenagem serão ineficazes dependendo da configuração das camadas inferiores.
Leia mais

Cuidados e Manutenção do Piso Intertravado

Para prolongar a vida útil do piso intertravado, recomenda-se:

Leia mais
  • Limpeza Regular: varrer e lavar ajuda a manter a aparência do piso.
  • Verificação de Juntas: reponha a areia das juntas periodicamente.
  • Reparo de Danos: substitua peças danificadas para manter a uniformidade e evitar problemas maiores.
Leia mais

A manutenção simples mantém o piso sempre funcional e esteticamente agradável.

Leia mais

Abaixo um vídeo com 5 maneiras de assentar pisos intertravado

Conclusão

Leia mais

O assentamento de piso intertravado é um projeto acessível e gratificante que, com as ferramentas e técnicas corretas, qualquer pessoa pode realizar. Este tipo de pavimento alia estética e durabilidade, sendo assim uma escolha inteligente para áreas externas. Agradecemos a sua leitura e incentivamos a partilhar dúvidas ou comentários sobre o processo.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Casa Pré-Fabricada