Uma casa pré-fabricada, em regra, consiste num sistema de módulos de peças prontas que se encaixam.
Existe todo um conjunto de peças que serão obviamente utilizadas para a montagem, mas a modulação tem, de facto, as suas limitações.
Principais diferenças
A principal diferença de uma casa pré-fabricada em relação a uma normal reside no facto da casa comum não ter o limite da modulação. A construção feita de uma forma convencional, pelo que vai dispensar encaixes, ferramentas e outras peças específicas.
Mas é também no custo que difere. Deve considerar não só o material necessário, mas obviamente a mão-de-obra que vai ser requerida. Por exemplo, uma casa pré-fabricada pode ter um custo em termos de materiais mais elevado, mas em contrapartida, demorar menos tempo para ser construída.
Assim, se o que procura é obter mais por menos dinheiro, então saiba que o que deverá considerar é, em definitivo, as casas pré-fabricadas, uma vez que os custos poderão diferir entre 10% a 35% de uma casa normal.
Em Portugal, no que toca ao enquadramento legal de construções, em termos de licenciamento de uma casa pré-fabricada ou de uma normal, é exatamente o mesmo. Assim, se pretender construir uma casa, seja ela para férias ou para residência permanente, saiba que deverá efetuar o devido licenciamento junto da Câmara Municipal do local onde se encontra o terreno e, no caso deste estar em RAN ou REN, deverá em primeiro lugar obter o devido parecer para construção.
No que mais difere uma casa pré-fabricada de uma normal são os preços. Do que já conhecemos, o que esperamos de uma casa pré-fabricada é um valor inferior. De facto, as casas pré-fabricadas apresentam possibilidade de personalização de preços, apesar dos custos serem sempre menores (devido ao facto de serem casas que se constroem por linha de montagem). Quer isto dizer que os compradores poderão pagar entre 10% a 30% menos por uma casa pré-fabricada.
Mas, por outro lado, uma casa pré-fabricada vai necessitar de uma manutenção a cada cinco anos, ao invés de uma casa normal, pois os tijolos são mais resistentes a variações do solo, enquanto que as placas inteiras tendem a rachar mais e, se for esse o caso, há que colocar uma barra de ferro.
Uma situação em que nada difere uma casa pré-fabricada de uma normal é a atenção para não se deixar enganar, ou seja, independentemente de que tipo for, uma das regras mais básicas é que o barato poderá sair mais caro, pelo que não se deverá deixar enganar. Más construtoras existem em todo o lado e em qualquer tipo de construção.
O facto de haver uma real redução de valor numa casa pré-fabricada assenta não apenas no fator quantidade e controle, mas no facto de que os projetos de especialidade são feitos para cada modelo, pelo que não se refletem no preço final como é o caso de uma casa normal / de raiz.
Camila Silva, conhecida como Camila Decoradora, é uma profissional apaixonada por transformar espaços em verdadeiras obras de arte. Com mais de uma década de experiência, seu talento e criatividade brilham em cada projeto, oferecendo soluções personalizadas que superam as expectativas. Seu comprometimento com a excelência a tornou uma referência no mundo da decoração, conquistando reconhecimento e admiradores ao longo de sua carreira.
Marcel Koch Machado
adoro linda cheia de luz só gostava de saber preços
e os preços
Já vivi numa casa de madeira. É optimo, muito confortável.
Tempo de construção,simpatia…e claro no preço!
Gostava de saber por quanto fica uma casa T3, já com licenças e como procede em caso de manutenção
As casas pre fabricadas são frescas.
queria catálogos e preços
Para segunda casa é uma hipotese