A compra de casa própria é uma decisão que não deve ser tomada de ânimo leve e sem alguma pesquisa prévia, afinal de contas é possivelmente uma das decisões mais importantes da sua vida.
Embora a compra de uma casa deva ser vista não só como uma compra pessoal, mas também como um investimento futuro, de qualquer forma é algo que pode causar alguma apreensão inicial, pois existe sempre o risco de se vir a arrepender da sua escolha posteriormente. Muitas vezes pode dar-se o caso de ter escolhido o tipo errado de casa para as suas necessidades ou até o local ou bairro revelar-se inadequado para os seus padrões sociais e económicos. Noutros casos a casa pode tornar-se desapropriada para a sua família em constante crescimento.
Questões e preocupações como estas são frequentes no momento da compra da casa e no caso de estar encarregue da própria construção da mesma, ainda se tornam mais pertinentes. O fundamental é que elabore um projeto e olhe para a sua casa com base nas suas necessidades atuais, mas também futuras.
Se está a pensar comprar casa mostramos-lhe alguns critérios a que deverá prestar atenção a fim de evitar dissabores futuros.
Um dos aspectos mais importantes do projeto ou compra da sua nova casa é a localização. Não negligencie a importância do lugar em que a vai construir ou comprar. Deverá perguntar-se a si mesmo se o bairro é agradável, se está bem localizado em termos de serviços e transportes, se é muito movimentado e com trânsito ou se pelo contrário é um local recatado e onde pode gozar da sua privacidade e tranquilidade em família.
Preocupe-se também em averiguar quais são os projetos de construção futuros para essa mesma área. Este pormenor é muitas vezes esquecido, o que futuramente se pode revelar problemático, quando descobrir passados anos que tem uma esquadra de polícia como vizinho ou uma barulhenta auto-estrada que perturba a sua pacata vida familiar. Outra questão a ter em conta são as necessidades pessoais e familiares. O lote de terreno e o projeto da casa é suficiente para as necessidades da sua família atual e futura? Lembre-se que a probabilidade é que a sua família aumente, por isso deve ter em consideração que poderá precisar de mais espaço.
Quem optou por construir a sua própria casa sabe que uma das fases mais complicadas de todo o projeto de construção é decidir qual o tipo de casa mais apropriada, no meio de tantas opções que encontrará disponíveis. No entanto, ao ter em consideração alguns fatores importantes, a decisão torna-se consideravelmente mais simples, pois já conseguiu através destes reduzir as possibilidades de escolha às que mais se adequam às suas exigências.
Num próximo artigo continuaremos a analisar mais alguns destes critérios fundamentais para fazer a escolha da casa apropriada. Evite cometer erros com compras e decisões impulsivas, que em alguns casos podem ser bastante difíceis de conseguir reverter.
Tenho uma bela casa em Piracaia, o problema e ser toda de de madeira que, de vez em quando surge cupins.
Talvez possam endicar como resolver esse problema.
Muito grata
Silvia