Moderna ou rústica? Madeira ou comum? Essas são algumas das duvidas que surgem quando você finalmente chega a grande conclusão “vou ter minha casa de campo“.
Pensando nisso, fizemos este texto para que você possa sanar suas duvidas e investir em sua residência.
Aprenda como escolher sua casa aqui.
Localização
Tendo em conta que você já tenha escolhido a área que vai comprar, basta escolher a casa, mas cuidado para não cair nos três principais erros ao comprar uma casa. São eles: incidência solar, correntes de ar e o lençol freático.
Incidência solar
Imagine que depois de um almoço de domingo você quer tirar aquela soneca, enquanto o sol esta batendo em cheio na janela do seu quarto, tornando-o quase um forno. Horrível não? Você investe em uma casa que não pode usufruir da maneira desejada por causa do sol.
Por essa razão os quartos devem ser apontados para o leste, norte ou sul, mas nunca para o oeste. Em leste você recebe o sol pela manhã, e em norte e sul a incidência é menor ainda. É também vantajoso que os banheiros apontem a oeste para esterilização.
Correntes de ar
Assim como o sol, o vento pode ser muito bom ou muito ruim. No caso de uma tempestade sua casa pode sofrer avarias por causa do vento. O que se deve fazer é procurar por uma casa que seja protegida por montanhas ou obstáculos a leste e oeste, isso só vale se a casa tiver sua lateral a leste e oeste, se tiver com a lateral apontando norte e sul deve haver barreiras a norte e sul de forma que a corrente de ar possa entrar de frente com a casa.
Lençol freático
Um lençol freático muito raso faz com que você tenha problemas com infiltrações e escoamento, podendo em algumas vezes reter água no Box do banheiro, nas pias e privadas. Enquanto um lençol freático muito fundo não permite a construção de poços e, se você investiu em sua casa de campo, provavelmente, não vai querer ficar sem um poço artesiano para abastecimento de sua morada. Pesquise a altura em que se encontra o lençol freático, peça ajuda a um especialista.
Agora que você já sabe o lugar para sua casa, precisa escolher o material dela.
Material
Os dois principais materiais que são usados são a madeira e os de construções convencionais. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, fica a seu cargo decidir qual mais combina com seu perfil e necessidades.
Madeira
Prós |
Contras |
20% mais barato |
Manutenção da madeira |
Durabilidade |
Maior risco de incêndios |
Equilíbrio térmico |
Ruído |
Elegância |
Estima-se que casas de madeiras são 20% mais baratas que as convencionais.
A durabilidade esta ligada a manutenção e conservação da madeira por parte do proprietário. Algumas construções de madeiras tem mais de um século.
A madeira não retém calor e, por conseguinte, mantém o equilíbrio da temperatura.
Construção convencional
Prós |
Contras |
Maiores possibilidades |
Gastos com pinturas e reformas |
Maior resistência |
Desequilíbrio térmico |
Mão de obra mais barata |
Umidade |
Com uma construção a base de ferro, tijolo e cimento, você tem a opção de fazer um mezanino, um segundo andar ou um “outroom” (cômodo a céu aberto) sobre a laje. As possibilidades de construção são maiores do que em uma casa de madeira.
Essas casas ainda são mais resistentes que as de madeira, isso é um fato.
Ainda não são todos que trabalham com construções em madeira, portanto a mão de obra em uma construção convencional é mais fácil de ser encontrada e mais barata.
Considerações
Você também deve pensar no que é melhor para você, o que você quer: Se quer ela próxima ao morro (apesar de não sugerirmos) compre uma casa próxima ao morro.
Antes de comprar pergunte-se “quando eu vou visitar minha casa de campo?” “quantos quartos?” “próximo a um rio?” “vou ter que contratar um caseiro enquanto não estiver presente?” e finalmente “estou pronto para ter minha casa de campo?” se a resposta para ultima questão for “sim”, invista você não vai se arrepender.
Conclusão
Cada casa é um caso e deve ter a cara do proprietário. Se você vai investir em um poço ou em placas de energia solar é uma escolha sua. Já na minha casa de campo, por exemplo, tenho uma piscina, um lago com peixes ornamentais e um rancho com churrasqueira e forno a lenha.
É uma questão de necessidade, se sua família for grande e tiver crianças é bom ter um jardim, se pretende levar muitos amigos invista em um rancho, e por ai vai.
Sua casa deve ser um lugar em que você se sente bem e pode relaxar do estresse cotidiano.
E você? Como fez para escolher sua casa de campo? Deixe nos comentários dicas, e opiniões é sua vez de nos mostrar como se escolhe uma casa de campo!