As casas ecológicas são a união de uma consciência sustentável com a beleza e praticidade que uma casa verde pode proporcionar ao seu morador.
Muitos países estão criando a ciência de que esta é uma das boas soluções para o planeta e estão tentando levar a conscientização para outras pessoas também, como ocorre no caso do Uruguai.
O Uruguai é um dos melhores países para viver (pelas condições de vida que o país apresenta) e por isso o número de imigrantes cresce, principalmente os que fazem parte do MERCOSUL (pela facilidade), fazendo com o que o aumento populacional consequentemente também aumente.
Uma solução viável e com bom custo beneficio, é construir casas verdes. Ficarão prontas mais rápido e são óptimas para o meio ambiente, com relação a redução de resíduos e emissão de gases.
As casas ecológicas no Uruguai, são construídas por garrafas, palhas, barro, madeira ou estes materiais mesclados entre si.
Há um tempo atrás, a terra e palha eram muito utilizadas nas construções das casas do país, hoje este modo de construir está voltando a moda e de um jeito mais inovado e sustentável.
Na antiguidade as pessoas faziam suas casas com os materiais que estavam próximos, aprimorando com o tempo o tipo de casa a se fazer, ou seja, os materiais nunca deixaram de estar ali, a procura por eles que haviam diminuído, mas agora (com todos em busca de soluções ecológicas) vem aumentando e muito.
O povo uruguaio, cada vez mais recorre às técnicas antigas para a construção de sua casa verde. Eles a fazem com o propósito de economizar energia e contribuir para a estabilidade climática interna quando há mudanças externas.
Sem falarmos nos menores custos na construção de uma biocasa (como eles costumam dizer). No Uruguai um terreno de terra custa entre 500 e 600 dólares, enquanto um de concreto tem o valor dobrado.
Uma cooperativa de habitação, Guyunusa, investiu com a ajuda do Ministério de Habitação do Uruguai, em casas verdes. Eles construíram 10 casas de barro e argumentaram que estas casas são mais saudáveis e baratas, sem contar que é acessível a todos.
Esta mesma cooperativa desenvolveu um sistema de saneamento ecológico, com o intuito de mostrar que com pouco dinheiro pode-se ter uma casa decente, bem desenvolvida e que pensa no meio ambiente.
Mesmo com a população e cooperativas incentivando as construções ecológicas, as autoridades do Uruguai têm um certo receio quanto à elas. Se preocupam com a falta de regularização de normas técnicas na construção das biocasas.
Com a população ciente sobre os custos benefícios das casas verdes tudo se torna mais fácil, quando as autoridades estiverem certas das normas necessárias para a construção dessas casas, será apenas um complemento para as construções já existentes. Um país no qual as pessoas possuem esta consciência deveria ser o primeiro a apoiar as construções.
As casas verdes podem ser encontradas facilmente no Uruguai, veja alguns exemplos.
VOU COMPRA UMA